terça-feira, 11 de setembro de 2012

Resultado Pesquisa de Satisfação

Anexamos ao blog os resultados da Pesquisa de Satisfação realizada. Os documentos encontram-se anexos na página "Documentos Básicos".


Obtivemos a participação de 112 servidores, todos efetivos. Podemos destacar positivamente na pesquisa  o alto grau de instrução dos servidores, porém 86% dos servidores consideram seus salários incompatíveis com suas funções.


Outro destaque, podemos mencionar, foi quando perguntamos se o servidor está procurando outro local de trabalho ou tentando outros concursos públicos. Encontramos o incrível número de 81%, que responderam que sim. Provocamos uma situação aos servidores perguntando se as reivindicações salariais e critérios de promoção fossem alcançadas eles manteriam a opinião de sair do IEMA, e o número caiu para 27%.

Isto mostra como os servidores estão buscando a valorização dentro do órgão e que há uma vontade de permanência.

Há uma clara insatisfação quanto as políticas internas do órgão, mais especificamente ao modelo de gestão.

Em suma, a pesquisa nos mostra que 50% dos servidores estão insatisfeitos ou pouco satisfeitos, 44% estão regularmente satisfeitos, o que sugere mudanças, e por fim, apenas 6% encontram-se satisfeitos em relação aos salários, condições de trabalho e gestão.

Como é dito na sabedoria popular: "Os números não mentem.

Desta forma solicitamos a todos participantes, e aos demais, que contribuam com soluções para o IEMA. Estamos em uma nova fase, com nova direção que já se mostrou aberta ao diálogo e favorável às mudanças.

Contribuam nos enviando ideias, documentos, solicitando uma reunião ou conversando conosco. Temos vários canais para que sua participação seja efetiva.

A Comissão de Negociação, a ASSIEMA e o Conselho Administrativo, essa através do Emannuel e Fernando, estão abertas para que as contribuições sejam levadas e cobradas à Direção.


17 comentários:

  1. Alguém lá de cima que lê o blog pode me informar o que é isso? Isso é prioridade?

    Saiu no Diário Oficial Processo n.º 58218408, a Contratação de empresa para limpeza de espécie invasoras, roçada, capina química, corte e poda de arvore na área sede do IEMA.
    Quem ganhou foi a empresa Liderança Serviços Ambientais Ltda Epp, com a proposta de
    R$ 137.500,00 (cento e trinta e sete mil e quinhentos reais);

    ResponderExcluir
  2. A prioridade é resolver esses números: 81% querendo sair do Iema e 94% não estão satisfeitos.

    ResponderExcluir
  3. A valorização profissional é preferencialmente proporcionada aos servidores subservientes deste instituto que pensam somente em si, mas usufruem dos benefícios conquistados por todos. São estes os PARASITAS de duas faces, que se acham espertos, mas são na verdade grandes covardes puxadores-de-saco.
    conhecem algum?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um monte, quero ver mudar isso, chega de valorizar quem é puxa saco e abram os olhos para quem merece, trabalha, sabe trabalhar.

      Excluir
  4. A prioridade é liberar tudo para os municípios, para os "amigos", para políticos. Assim, você continua ganhando o seu dinheirinho.

    ResponderExcluir
  5. Queremos mudança e melhoria, se for continuar as obscuridade de sempre o jeito é sair do Iema.

    ResponderExcluir
  6. O Diretor e a Secretária devem conhecer as pessoas, não qual seu partido político, sua visão pessoal ou sua "simpatia" por ser mais um puxa saco, mas conhecer o trabalho e o perfil profissional, diretamente com o servidor, não adianta somente reuniões com as chefias. O erro sempre foi achar que conhecerá as equipes pelas chefias. Mostrem para que vieram e façam um Iema diferente! Comecem avaliando quem está mais próximo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Façam avaliação de todos os seus assessores.

      Excluir
    2. Assessores da antiga diretoria à espreita das vagas que estão sendo abertas nos cargos gerenciais. Estes são os ratos do serviço público que não trabalham, e usam estas funções para 'mandar' nos demais para que atendam seus interesses. Agora estão vindo à tona e à luz do que sempre almejaram no IEMA. São porcos, mas são espertos.

      Excluir
    3. Não sei como assessores incompetentes continuam até hoje no Iema, depois de tantas mudanças de diretoria. Melhor, todos sabemos, política. E tem aqueles que se fazem de entendidos no assunto, mas que não sabem porra nenhuma, só servem para esquentar cadeira ou atrapalhar todos os processos.

      Excluir
    4. Diretor e Secretária, de fato, não queiram conhecer seus servidores, unicamente, pelas opiniões das chefias. Em muitos casos, estes criam estereótipos de alguns servidores e repassam mentiras sobre eles, as quais acabam por se tornar verdade dentre vocês!

      Excluir
  7. Matéria muito interessante que saiu na revista VOCÊ S/A sobre o tema:

    http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/faz-brasileiro-mudar-emprego-700388.shtml

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (matéria do link acima, para quem não conseguiu visualizar):

      10 motivos para mudar de emprego
      Vagas com possibilidade de crescimento e oportunidades de reconhecimento atraem o profissional nacional

      Plano de carreira e reconhecimento profissional são os principais motivos que levam os brasileiros a procurar novas oportunidades no mercado de trabalho. A pesquisa, realizada pela Infojobs, sondou mais de 30 000 profissionais. Cada um deles atribuiu valores de 1 a 5 (do menos ao mais importante) para possíveis fatores que estimulam uma troca de emprego.

      O estudo também revela que aspectos devem ser melhorados pelas empresas para assegurar a retenção de funcionários.São eles: investimento em treinamentos, planos de carreira claros e programas motivacionais.

      Confira o ranking elaborado pelo Infojobs:

      1º - Plano de carreira
      2º - Reconhecimento profissional
      3º - Salário melhor
      4º - Benefícios relacionados à qualidade de vida
      5º - Ambiente de trabalho
      6º - Flexibilidade de horários
      7º - Participação nos lucros
      8º - Responsabilidade social
      9º - Novos desafios
      10º - Oportunidade de assumir um cargo de liderança

      Excluir
    2. Senhor DP,

      Espero de coração que isso chegue a seu conhecimento.

      Seja um Divisor de Águas no IEMA e retenha os grandes talentos que o órgão possui e que acabam saindo para outros órgãos (ou mesmo para a iniciativa privada), visando dar uma condição de vida melhor à sua família.

      Excluir
    3. Concordo com o comentário, também espero que o DP leia a pesquisa realizada pelos servidores do Iema e esta do infojobs, e faça alguma coisa para melhorar nossas condições de trabalho, que nossos anseios sejam alcançados e a rotatividade seja reduzida, através de um efetivo reconhecimento profissional.

      Excluir
  8. A pesquisa foi entregue em mãos ao DP pela comissão de negociação durante reunião com o mesmo.

    O nosso DP se comprometeu a ler e usar os resultados com uma outra pesquisa que será aplicada no IEMA.

    ResponderExcluir