quarta-feira, 20 de junho de 2012

Resumo das ações – a Greve continua ...

Já na segunda semana de greve, o Governo ainda não sinalizou nada sobre o atendimento do nosso pleito e nem nos convidou para nenhuma negociação. Continuamos aguardando e realizando distintas ações.
Nesta semana, mantemos nossas atuações anteriores, com diversas faixas no portão do Iema e os servidores unidos em atividades de integração e lúdicas, grupos de discussão, leituras e elaboração de textos.
Além dessas, hoje faremos atividades e manifestações  externas, como programação a seguir:

- Mutirão de limpeza no Parque Estadual Paulo César Vinha (PEPCV), devido à identificação de uma grande quantidade de lixo acumulado
na extensão da orla, principalmente plástico, que facilmente é ingerido pelos animais, provocando sua morte, além dos demais problemas gerados pela poluição.
Um grupo de pelo menos 30 servidores em greve participará desse mutirão hoje, e já estão a caminho do PEPCV, com previsão de retorno as 15:00 horas; a organização foi realizada pela Comissão de Negociação e um ônibus foi alugado pelo Sindipublicos e Assiema para facilitar essa logística.
Esta é uma ação de “manifestação sustentável”, demonstrando que o Meio Ambiente precisa ser priorizado, com ações de apoio e cuidado urgentes, para manter e melhorar as condições de vida presente e das futuras gerações. 

- Manifestação "500 na Rio+20", em que alguns servidores do Iema, a convite de servidores do MMA, Ibama e ICMBio, foram participar deste ato no RJ para expor à toda sociedade a insatisfação contra o descaso com o Meio Ambiente e os problemas enfrentados pelos profissionais que trabalham em órgãos/entes ambientais. Os servidores destas Instituições Federais elaboraram um texto sobre o “Desmonte da Política Nacional de Meio Ambiente”, que se assemelha as situações visualizadas no Iema, conforme link a seguir: Carta Aberta do V Congresso da Asibama Nacional - Rio

Os servidores chegaram hoje cedo no Rio de Janeiro e logo se juntarão aos demais servidores de outros Estados para participar da programação de manifestação estabelecida para o dia todo (passeatas, protestos, denúncia da situação atual do sucateamento dos órgãos ambientais, entre outros).
Ontem, durante a greve, os servidores do IEMA elaboraram um texto mais abrangente a ser divulgado e discutido hoje durante a manifestação Nacional, conforme já postado no blog, complementado a Carta Aberta supracitada, a qual já contempla muitas situações e problemas de forma pontual, como denúncias expressas, que também são enfrentadas pelos servidores do IEMA.

Será um momento histórico em que movimentos e organizações do mundo todo estarão discutindo problemas socioambientais em comum, e apontando soluções coletivas.