quinta-feira, 14 de junho de 2012

Carta aberta à Diretoria do IEMA e servidores

Em face ao último comunicado da diretoria, datado de 11 de junho,
cabe-nos informar que continuamos abertos ao diálogo com o Governo. É
importante lembrar que o Governo descumpriu prazos em
três datas estabelecidas pelos seus próprios representantes.

É importante ressaltar que o teor de tal projeto de Lei, conforme
comunicado desta Diretoria, nos é desconhecido e que o mesmo poderá
não atender aos pleitos dos servidores.

Desejamos que os pontos mencionados no comunicado supra sejam
encaminhados oficialmente à comissão de greve para conhecimento e
apreciação pelos servidores.

Atenciosamente,

A Comissão

Fotos do terceiro dia





Carta aberta - elaborada pelos servidores durante a greve

O Meio Ambiente é um assunto constante em mídias, discussões, congressos e eventos, mas sua relevância não está atrelada somente às informações e discussões, mas às ações e principalmente aos resultados.
E o que representa o Meio Ambiente? De forma geral, “vida”, já que engloba o solo, a água, o ar e os seres vivos. Protegê-lo é o papel de todos, e, em especial, aos profissionais que se dedicam para este fim, como os Servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA.
O IEMA é responsável por questões ambientais do Estado do Espírito Santo, visando a proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais e hídricos, por meio do controle, fiscalização e licenciamento ambiental, gestão de unidades de conservação, áreas protegidas e costeiras, gestão de recursos hídricos, da flora e da fauna, educação ambiental, formalização de parcerias, gestão de projetos e demais atividades essenciais ao alcance desses objetivos, executadas por servidores competentes e comprometidos com os resultados e execução de suas atividades para a qualidade de vida e bem estar da sociedade.
Essa notória importância do meio ambiente é questionada e incoerente ao apreender a ausência de reconhecimento e valorização dos servidores do IEMA e o descaso evidente do Governo com esses profissionais, considerando as divergências entre órgãos/entes ambientais no próprio Governo do ES e o tempo decorrido de espera sem solução às reivindicações dos servidores.
É necessária uma mudança urgente das atuais condições de desmotivação e alta rotatividade nesta Autarquia Estadual, devido à precariedade das instalações físicas, a exiguidade da tabela salarial existente, exclusões de benefícios com a adesão do subsídio e a ausência de critérios claros e objetivos na Lei do subsídio atual.
Dessa forma, os servidores do IEMA esperam o atendimento do seu pleito referente, em suma, a readequação do Plano de Cargos e Salários, reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho, para o progresso dos resultados à sociedade."

Este texto foi elaborado por servidores do IEMA, durante o 2º dia de Greve, com o objetivo de apresentar a população capixaba a importância do trabalho deste Instituto e seus servidores.