quinta-feira, 14 de junho de 2012

Carta aberta - elaborada pelos servidores durante a greve

O Meio Ambiente é um assunto constante em mídias, discussões, congressos e eventos, mas sua relevância não está atrelada somente às informações e discussões, mas às ações e principalmente aos resultados.
E o que representa o Meio Ambiente? De forma geral, “vida”, já que engloba o solo, a água, o ar e os seres vivos. Protegê-lo é o papel de todos, e, em especial, aos profissionais que se dedicam para este fim, como os Servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos - IEMA.
O IEMA é responsável por questões ambientais do Estado do Espírito Santo, visando a proteção, conservação e recuperação dos recursos naturais e hídricos, por meio do controle, fiscalização e licenciamento ambiental, gestão de unidades de conservação, áreas protegidas e costeiras, gestão de recursos hídricos, da flora e da fauna, educação ambiental, formalização de parcerias, gestão de projetos e demais atividades essenciais ao alcance desses objetivos, executadas por servidores competentes e comprometidos com os resultados e execução de suas atividades para a qualidade de vida e bem estar da sociedade.
Essa notória importância do meio ambiente é questionada e incoerente ao apreender a ausência de reconhecimento e valorização dos servidores do IEMA e o descaso evidente do Governo com esses profissionais, considerando as divergências entre órgãos/entes ambientais no próprio Governo do ES e o tempo decorrido de espera sem solução às reivindicações dos servidores.
É necessária uma mudança urgente das atuais condições de desmotivação e alta rotatividade nesta Autarquia Estadual, devido à precariedade das instalações físicas, a exiguidade da tabela salarial existente, exclusões de benefícios com a adesão do subsídio e a ausência de critérios claros e objetivos na Lei do subsídio atual.
Dessa forma, os servidores do IEMA esperam o atendimento do seu pleito referente, em suma, a readequação do Plano de Cargos e Salários, reestruturação das carreiras e melhores condições de trabalho, para o progresso dos resultados à sociedade."

Este texto foi elaborado por servidores do IEMA, durante o 2º dia de Greve, com o objetivo de apresentar a população capixaba a importância do trabalho deste Instituto e seus servidores.

7 comentários:

  1. Ótimo texto e iniciativa dos servidores, vamos mostrar à sociedade a nossa importância e comprovar se o Meio Ambiente é importante para o Governo. Acompanhem os resultados ...

    ResponderExcluir
  2. Critérios subjetivos da promoção: puxa-saco, faz o que eu mando, no discurso preocupa-se com o meio ambiente, mas na prática os seus interesses estão em primeiro lugar. Assim, os políticos continuam conseguindo tudo os que eles querem, graças a essas pessoas sem ética.

    ResponderExcluir
  3. Descaso com o meio ambiente e servidores é a prática atual do governo, so isso que é comprovado, espero estar errado, e realmente provem o contrário pela primeira vez.

    ResponderExcluir
  4. Mais uma vez os servidores demonstram sua competência!

    ResponderExcluir
  5. Saiu reportagem sobre a nossa greve no século diário ontem:

    http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp? id=83412

    Por meio de carta, servidores do Iema tornam público descontentamento da categoria

    ResponderExcluir
  6. A Rio+20 está aí, todos os dias no jornal, tv e internet, mas ação e resultado para o meio ambiente ninguém vê, eventos políticos, so falam de sustentabilidade e nem conseguem explicar o que é, resumo em crescimento econômico fingindo que querem cuidar do meio ambiente. Vi o link desse texto na internet, apóio as críticas a falta de ação, divulguem mais, a parte inicial fala de forma clara e simples o que é meio ambiente. E façam atividades em benefício do meio ambiente, com resultado, porque poucas pessoas conhecem o iema e o que faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o problema que a mídia não está nem aí para com o nosso movimento. Só divulgam algo que causa transtorno.

      Estamos entrando em contato com toda mídia capixaba, mas não tivemos sucesso. Mas a insistência deu um pequeno retorno ontem (18/06) quando a CBN veio até nosso portão entrevistar.

      Excluir