terça-feira, 10 de julho de 2012

Conselho Administrativo


É importante lembrar que amanhã é o dia da votação nos representantes dos servidores do IEMA para o Conselho Administrativo da autarquia. A presença desses representantes garante a presença dos servidores nesse importante colegiado do IEMA.

Presença na Assembleia Legislativa

Hoje (10/07) os servidores do IEMA compareceram na Assembleia Legislativa para conversar com os deputados sobre os projetos-lei apresentados pelo Governador para regulamentar a promoção dos servidores públicos do estado do Espírito Santo. A conversa aconteceu no início da sessão legislativa desta tarde, quando os projetos de lei seriam votados juntamente com a tabela de subsídios de especialistas em Gestão Pública da SEGER.

Ficou demonstrado que os servidores públicos do estado desconhecem o conteúdo de tais projetos e a aprovação destes podem se transformar em problemas sérios no futuro. Diante destas evidências os deputados decidiram usar de todo o prazo regimental permitido para que a lei de promoção resultasse de um diálogo com os maiores interessados: os servidores públicos do estado.

Veja as fotos do dia na Assembleia.






Notícias de outros Blogs

Assinlutamos:

A greve continua! Confira a programação de atividades nesta semana!

A greve dos servidores do Incaper continua com força total! Para avançar no processo de negociação, as mobilizações devem ser intensificadas nos municípios do interior e na Grande Vitória. Confira a programação desta semana, elaborada pela Comissão de Mobilização.

Reage Jucces!

Suspensão da Greve

Na sexta-feira, numa reunião extraordinária na SEGER, o Governo apresentou o esboço do que seria a revisão do plano dos servidores da jucees.

Manifestação na Feira da Agricultura

No dia 6 de julho, os servidores em greve do IEMA estiveram presentes na manifestação organizada pelo INCAPER na Feira da Agricultura. A manifestação contou também com a participação dos servidores do INCRA, também em paralisação.

Os servidores do IEMA foram os primeiros a chegar e se concentraram com a faixa na entrada, junto ao stand da FETAES. Uma repórter da Rede Tribuna tirou várias fotos do pessoal e afirmou que tentaria colocar a manifestação na pauta de programação da Rede.
Logo em seguida chegaram os servidores do INCAPER e do INCRA.

A abertura oficial estava marcada para às 18h, porém, avisaram ao governador sobre a presença dos manifestantes. Então remarcaram a abertura para as 21h. Os manifestantes permaneceram no local da feira até mais ou menos 18h30. O governador Casagrande estava presente, mas preferiu não aparecer publicamente.

Por volta das 19h, anunciaram a abertura do evento, e os servidores foram todos de faixas em punho para a área onde seria feita a abertura da Feira. O governador parece ter pensado que o grupo havia se dispersado. Segundo informações não comprovadas, ele até chegou a entrar na Feira, mas quando perceberam a presneça dos manifestante no local de seu discurso, o governador preferiu não discursar.

O mini palanque encheu-se de celebridades políticas: Robson Leite, Pedro Rigo, FETAES, representantes dos agricultores e  o Presidente do INCAPER, que foi lá fazer às honras do Governador. Conforme informações fornecidas pelos servidores do INCAPER, tem manifestado APOIO ABERTO à manifestação dos servidores.

Apesar da ausência do Governador Renato Casagrande, a presença dos servidores movimentou bastante o evento.



Vejam as fotos da manifestação.














Servidores do Iema elegem representante no Conselho de Administração nesta quarta-feira

Os servidores do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos irão às urnas nesta quarta feira (12/07) para eleger seus representantes no Conselho de Administração do órgão. Entre suas atribuições, definidas pela Lei Completar 616/2011, estão:
  • fixar as diretrizes e aprovar o Plano Plurianual de Aplicação - PPA; 
  • fixar as diretrizes para a elaboração do plano anual de trabalho e de negócios; 
  • aprovar programas e orçamento anual; 
  • examinar e aprovar balanços, prestações de contas e aplicações orçamentárias e extraorçamentárias; 
  • aprovar propostas de alteração da estrutura organizacional do IEMA; 
  • apreciar e aprovar planos de carreira; e 
  • autorizar ou propor a alienação de bens móveis.

O Conselho de Administração já estava previsto desde 2003 na Lei Complementar 264/03, mas apenas agora, nove anos depois, após reivindicação dos funcionários, é que ele será de fato instituído. A data ainda não está definida, mas a expectativa é que seja já nos próximos meses.
A representação dos servidores, apesar de estar limitada a apenas um membro titular contra seis do governo (incluindo quatro membros de livre escolha do governador), foi mais uma conquista dos servidores ambientais em sua luta por melhores condições de trabalho e transparência nas atividades do órgão. A Associação dos Servidores do Iema (Assiema) já lutava desde 2009 pela sua efetivação e pela participação neste importante espaço de discussão e deliberação.
O mandato dos membros será de dois anos, permitida apenas uma recondução sucessiva, e tem como membros: o secretário de estado de meio ambiente e o diretor-presidente do Iema (membros natos); representantes das secretarias de saúde, agricultura, desenvolvimento e da Associação Nacional de Órgãos Municipais de Meio Ambiente (esses quatro últimos, de livre nomeação do governador); e representante dos servidores do Iema.