quinta-feira, 26 de julho de 2012

Início oficial das negociações

Em assembleia realizada na manhã desta quinta-feira, 26/07, os servidores do IEMA decidiram pelo início das negociações oficiais com o governo do estado. Para que isso possa acontecer os presentes concordaram em aceitar o pedido do governo de suspensão da greve.

A mobilização dos servidores, no entanto, é permanente, pois haverá uma assembleia após cada reunião entre os representantes dos servidores e do governo e outras ações internas. Essas assembleias terão por finalidade a avaliação das conquistas realizadas após as rodadas de negociação e os passos seguintes do movimento.

A data da primeira reunião ainda será confirmada pela Secretaria de Gestão e Recursos Humanos, mas prevê-se que a mesma aconteça até o dia 1º de agosto.

37 comentários:

  1. Confio na comissão de negociação, que ao longo destas duas greves demonstrou um amadurecimento e preparo nos momentos mais críticos de nosso movimento.

    Demonstrou preparo, empenho na união de categorias que até pouco tempo estavam isoladas em suas lutas, e capacidade de agregar novamente os servidores,

    Demonstrou capacidade em elaborar o documento de revisão do nosso plano de carreira e tabela salarial, com resgate histórico de cada uma das categorias, feito por cada categoria.

    Acredito que em cada passo que damos e a cada decisão tomada por nós servidores, avançamos na resolução de nossos pleitos, e acredito que estamos bem representados pela comissão. Precisamos manter essa união duramente conquistada por todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O pior é ter que ficar ouvindo reclamação de quem teve a chance de falar nas assembleias e não falou.

      Excluir
    2. Para quê falar se o discurso de todos era suspender a greve, agora que os resultados da greve estão gerando mais resultados, e se não me engano, a proposta de equiparação foi dada sem a greve esta suspensa. Como é a visão da maioria, vamos vê, acho um erro, se eles quiserem negociar, negocie com a gente de greve, se atender o que propomos aí sim a gente sai.

      Excluir
    3. Concordo com o anônimo de 15:26, a comissão e os servidores demonstraram uma força e comprometimento que nunca imaginei, as ações, o blog, os documentos, as falas, mostrando a maturidade. Não dá para dizer que aprovei todas as posturas e decisões desde o início da greve, porque há divergências, Sindicato já me decepcionou, outros colegas também, mas tudo é um aprendizado, estamos passando por um momento histórico e temos força para obter o que queremos. Eu não vi ninguém reclamar, acho que todos entenderam que foi uma mudança de estratégica por um período, e outra, com Assembléia pre agendadas, os servidores podem mudar de ideia na próxima assembleia. Esses que estão reclamando tem que falar outras propostas, não entendo isso, reclamar depois sem falar nada na hora que tem que falar.

      Excluir
  2. Ei, Pessoal!
    Acho que cabe uma avaliação positiva também em relação a atuação do Sindúblicos. Durante todo o processo, achei-os com uma postura bastante serena, coerente e responsável.
    Acho importante ressaltar isso, porque, lá bem no início do movimento, eu era uma das que sempre ficava meio incomodada quando as assembléias eram conduzidas por eles. Já agora consigo exergá-los com uma imagem bem distante daquela de oportunistas-manipuladores que a diretoria e alguns colegas tentaram divulgar.
    Fica aqui registrado o meu agradecimento a diretoria , em especial ao Gerson, a advogada Daniela e ao Rodrigo, que se envolveram mais diretamente na nossa luta.

    ResponderExcluir
  3. Pessoal, fiquei horrorizado com o que vi na assembleia de hoje, muito discurso de vitoria e manipulaçao, sem garantia de ter conquistado nada, nós nao conquistamos nadaaaaa, 45 dias de greve e açoes pra suspender a greve por causa de um e-mail que nem foi o secretario quem mandou, podem ter certeza, e ainda sem conteudo de nada. A seger tem o iema e o sindicato nas maos e eles fazem o que querem. O sindipublicos quer que a gente saia da greve sem ter nada garantido, tenho certeza absoluta que semana que vem num vai ter nada pro iema, nos proximos 15 dias nao vai ter nada, vai ser so enrolação, a seger nao vai oferecer nada pra gente alem daquela merreca do idaf, e vamos ter que trabalhar dobrado pra compensar essas horas paradas sem ter conquistado nadaaaaaaaaaa. mas em outubro vai ter eleiçao no sindicato e outra chapa vai vir contra a do gerson e rodrigo, portanto, servidores filiados, ta na hora da gente ir votar e renovar as forças do sindicato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Algum resultado foi obtido, principalmente o que todos lutam há anos, desde 2008 ou 2005, um aumento do % da progressão, das classes, projeto de lei de promoção, apesar de estar péssimo, que servidores estão sugerindo alterações, não é o que queremos mas apresentaram algo, os servidores participaram de diversas reuniões, que eu nunca tinha visto antes, lembra como foi a adesão do subsídio?? E caro amigo(a), não vi em nenhum momento discurso de vitória, mas discurso que os servidores mostraram força e integração, e que a votação foi para suspensão da greve, para uma mudança estratégica. E todos falaram que os servidores tem que continuar mobilizados e com outros tipos de ações, que essas podem gerar mais resultados ainda: usar a caneta, bem mais do que é usada hoje, ter a coragem de escrever um parecer que é contra aos interesses políticos e pessoais, embargos, condicionantes, multas, acho que você pode imaginar ações para melhoria do iema e terá coragem para executar tais ações. A suspensão é para iniciar a negociação, que até hoje não foi feita, só imposição, e aquela tabela que nem merece comentários. Pode ser que a Seger continue com a palhaçada de imposição, sim pode ser, mas ela apresentou antes um valor abaixo que o AMARH ganha, e agora ja veio falar em equiparação com o Idaf, qualquer luta, as metas são obtidas devagar, aos poucos, infelizmente não é o tempo que gostaríamos, e com certeza não deixou nenhum servidor satisfeito. Foi somente uma ação estratégica, para dar mais motivação aos servidores. Leia arte da guerra!

      Excluir
    2. Reproduzindo um comentário postado em outra página:

      Anônimo26 de julho de 2012 20:39
      A assembléia estava disponível para propostas e comentarios e só tiveram falas de elogios, avanço, que a greve mostrou força e união, que a intregação foi ótima, que agora a negociação iniciou então é hora de recuar para alcançar mais resultados, e todos mobilizados, a greve não acabou, está suspensa, agora são outras ações estratégicas e tem gente reclamando dessa decisão, por que não deram outras propostas? Vamos parar de reclamar e começar a ajudar!

      Excluir
    3. O Governo não vai negociar se a gente continuar "parado", mudança de estratégia. ele não abriu para negociação, a comissão que sugeriu encaminhar uma contraproposta para tentar obrigar uma negociação, parece que não participa das assembléias. Várias vezes ja tentamos negociar e não deu em nada, qual seria sua proposta? Responder a Seger que não quer o diálogo e a greve vai continuar por meses ate eles apresentarem uma tabela digna? Vc acha mesmo que iriam apresentar? A mudança de estratégia é válida, e conforme os anonimos acima, é realizar outras ações, agora vai dá para saber quem tem coragem no Iema.

      Excluir
    4. Prezado Anônimo de 22:14, pelo sua fala entendo que você não esteve lá fora esses dias todos e tão pouco está muito por dentro do que está acontecendo. Falar em "suspender a greve por causa de um e-mail que nem foi o secretario quem mandou". Que e-mail? você estava na assembléia ontem quando foi lido o OFÍCIO enviado pelo SECRETÁRIO ÁLCIO?
      Se informa direito primeiro e depois a gente conversa. Tchau!

      Excluir
    5. Não foi ele quem enviou, foi os assessores dele, ele nem sabe direito do que esta se passando. As pessoas estao sendo muito ingenuas, tenho amigos que trabalham na seger e estao por dentro do que esta acontecendo, da relaçao sindipublicos-seger, que vcs nao fazem a minima ideia do que seja, mas aguardem pessoal, logo logo a bomba vai estouraaaaaarrrrrr, mas estejam preparados pra acreditar, porque muitos nao vao acreditarrrr... Como dizia capitao nascimento, "o sistema é foda"

      Excluir
    6. Como ele não sabe, se a comissão se reuniu com o próprio, e encaminhou a ELE a contraproposta do que ELE apresentou em reunião?

      Excluir
    7. Realmente nao estive, porque sou do sindicato e não pude participar de todas as assembleias, na verdade, eu estou dentro do nucleo do furacão... mas accho que a questao nao é quem sou eu ou onde eu estive ou deixei de estar, a questão é o que estou dizendo pra vcs... nao esqueçam de levar as coisas que eu disse...a contraproposta de vcs nao vai ser aceita, e nem sequer discutida...podem acreditar...reorganizem a luta de vcs e nao deixem de lutar por ela, nao cedam...Ass: Anonimo invisivel (um sindicalista revoltado)

      Excluir
    8. Caro anônimo invisível, me parece estranho que só agora após quase dois meses do início de nossa segunda greve sua manifestação ocorra e quando há indignação o suficiente para que os servidores do IEMA usem a caneta como sua principal arma. Coincidentemente sabe-se também que estamos às portas de uma eleição no Sindipúblicos, na qual a atual diretoria deve concorrer a um novo mandato. Posso estar equivocado com relação a este último fato, mas creio ser justa a informação de que disponho.

      Diante deste quadro, creio que seja extremamente relevante saber sua identidade. Quem me garante que o Sr. Anônimo Invísível não é alguém de fora do movimento tentando desestabilizar a relação do Sindipúblicos com os servidores para que o quadro que o sr. desenhou se torne verdade? Quem me garante que o Sr. Anônimo Invisível não é alguém da chapa de oposição da atual diretoria do Sindipúblicos que quer ver o circo pegar fogo?

      Por isso, gostaria que o colega dissesse quem é e a que realmente veio. Caso não se sinta confortável, mande um e-mail para a Comissão de Negociação: iemaemgreve@gmail.com. Pode inventar um e-mail seu só para este propósito em qualqer servidor gratuito (hotmail, gmail, yahoo!, etc).

      Só queria registrar o fato de ser muito estranho esse "alerta" após tanto tempo de movimento. Pense nisto, Sr. Anônimo Invisível.

      Excluir
  4. Mesmo voltando ao trabalho temos forças para retaliações. Alias crei que temos MAIS FORÇA AINDA voltando ao trabalho. Vão nos enrolar novamente com mais prazos e prazos??...

    CANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcanetaCANETAcaneta!!!!!!!

    Vamos parar de tampar o sol com a peneira e sermos coniventes com certas empresas, principalmente qq uma ligada a essa CORJA TODA!!! (Leia-se empresas vinculadas ao Governo, ALES, etc etc...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Iema diz não ter prazo para concluir parecer técnico sobre termelétrica da Vale em Vitória:
      http://www.seculodiario.com.br/exibir_not.asp?id=95192

      Excluir
  5. Concordo com o primeiro Post acima. Quem teve paciência para ler os documentos produzidos pela Comissão de Negociação, alguns de 70 páginas, justificando todo o pleito, além estudos econômicos de impactos na folha do estado, teve a mínima idéia do enorme trabalho que esse grupo de pessoas teve. Foi muito empenho, união, determinação. A eles agradeço muito!!! E que sirva de exemplo para todos, principalmente para aqueles que só reclamam e nada fazem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tanto a ASSIEMA, a Comissão de Negociação e o Sindipúblicos trabalharam muito bem durante a greve. Estão de parabéns.

      Excluir
    2. Concorso, a comissao e assiema estao de parabens mesmo, de verdade, mas ate agora nao percebeu a relaçao politica sindipublicos- seger... mas esperem que ela logo vai aparecer, e escrevam o que estou falando, nao vai ser aceito nada alem da proposta do idaf ao iema, a nossa contraproposta voi jogada no lixo, ou a gente aceita aquilo que foi proposto ou nao... E vou fazer outra revelaçao, quem propos esta coisa de equiparar com a tabela do idaf e que nós ja recusamos nao foi a seger, nem aladim, nem o governo, vcs sabem quem foram? rsrsrsr mais pra frente eu falo pra vcs...

      Excluir
    3. (continuando) e mais, o discurso do sindicato vai ser sempre de tentar fazer a gente aceitar essa proposta, podem ter certeza. "O sistema é foda" nao esqueçam esta frase antológica, servidores do iema e da comissão de greve...

      Excluir
    4. Anônimo 12:39 e 12:42, se tem informações que os demais não sabem e tem como provar, encaminhe um e-mail para assiema ou comissão e repassa as informações, ou procure um dos representantes, o movimento grevista é de todos os servidores, todos têm direito e obrigação de contribuir e repassar novas informações, caso não esteja somente iventando coisas para dar ibope, então tome uma atitude!

      Excluir
    5. Anônimo 12:39 e 12:42

      Faloôw o Mãe(pai) Diná!!

      Alias tb sei de umas coisas aki...

      Como vai acabar a novela das 8...
      Quem vai ser o campeão brasileiro...
      Se vai chover ou fazer sol nesse Fds...

      Bem, mais p frente eu conto p vc. (Previsão do fim de semana já conto na segunda feira!!!)

      ¬¬

      Excluir
    6. Querido amigo eu nao posso fazer isso porque sao analises de conjecturo feita com base em elementos de "trafico influencia"(nao tenho documentos palpaveis ainda), senao ja teria denunciado todo mundo ao ministerio publico. Ainda não posso me expor. E tenho outra informação, se articulem porque ja tem gente dentro da diretoria se articulando pra tentar censurar este blog ok... Eles ja estao se articulando pra tentar entrar no judiciario contra nosso principal canal de debate...Ass. Anonimo invisivel...

      Excluir
    7. É muito dificil provar algo relacionado a trafico de influencia, mas acreditem, eles existem...Anonimo invisivel

      Excluir
    8. Servidora inadimplente27 de julho de 2012 às 17:15

      Socorro né, tentando fazer intriguinha do sindicato a esta altura do campeonato? Me acudam! Entenda q o sindicato não tem q defender exclusivamente os interesses do IEMA e sim do funcionalismo público do ES como um todo! E esta proposta da SEGER realmente atende a várias categorias...não ao IEMA, mas a outras categorias atende.

      Excluir
    9. Ficou claro que o sindicato quer que a greve termine, com medo da multa, mas daí falar de tráfico de influência é demais. Apresente critérios e argumentos não intrigas.

      Excluir
    10. que ridículo a diretoria tentar censurar o blog. para isto a solução é muito simples. basta abrir outro. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      Excluir
  6. Se acontecer essa censura do blog é a simples confissão de que estão temendo alguma coisa e aí será hora de convidar o MPF para juntamente com a PF realizar uma diligência aqui no IEMA!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Podemos até dizer que já está passando da hora de convidarmos o MPF para tal diligência!

      Excluir
  7. A Nina cortou e pintou o cabelo da Carminha.

    ResponderExcluir
  8. Fala sério que vcs estão dando créditos a esse anônimo invisível. Para mim é alguém tirando sarro. Ele não consegue nem sustentar os argumentos dele. Maior contradição em cada fala.

    É lógico que a seger vai querer jogar nosso salário lá em baixo, mas confio na condução das negociações pela comissão, e confio no nosso poder de mobilização e pressão, caso a seger não nos atenda. Força galera!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em um post ele diz que é do sindicato, em outro do iema. Não merece nem créditos e nem respostas a comentários. Só quer tirar sarro.

      Excluir
    2. Tambem confio meu jovem, o problema nao é a seger querer baixar o salario, e sim aqueles que deveriam lutar por vcs querer que vcs aceitem a proposta dela, entende? nao deixem de ficar com o pé atráss...As: anonimo invisivel

      Excluir
  9. Até quinta-feira é o prazo para reunião com a Seger? Suspender a greve para voltar, alguém acha que a resposta será diferente de não?

    ResponderExcluir
  10. Anônimo invisível, volte a frequentar as aulas de portugues.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é portugues é informátiquezzzzzz rsrsrsrsr

      Excluir